FUTEBOL, PANEM ET CIRCENSES?
Texto de Willi Backes
Em Roma, no apogeu do Império Romano, imensos coliseus e arenas foram construídas, e cada nova conquista militar ou em datas específicas desejadas pelo Imperador e elite mandante, promoviam-se grandes espetáculos circenses comemorativos. A plebe se mobilizava aos milhares e decorrente dessas participações historiou-se a frase “Pão e Circo”. Pão na verdade era o trigo e circo, os espetáculos promovidos.
No Brasil se importou a frase “Pão e Circo” para definir a organização e promoção do futebol. Foram construídas arenas imensas e o futebol foi apelidado de espetáculo. Somos o País do futebol no planeta!!! Exclamam as grades de programação esportiva e chefes de torcidas.
Agora, em tempos de pandemia viral, o futebol está ajoelhado e de chinelos. Assim como as praias também proibidas, em se tratando de local público, nada é mais seguro, possível de se fazer vigilância e promover orientação sanitária do que um estádio de futebol. Fácil promover exames rotineiros nos praticantes que são em número reduzido, permitindo treinamentos e jogos com segurança individual, e, acompanhamento médico presencial. Estádios e arenas possuem espaços abertos e ventilados, bilheteria e acessos controlados, amplas áreas para acomodações do público.
Treinamentos por ora estão proibidos. Jogos talvez voltem nos próximos 60 dias. Público torcedor? Fiquem em casa. Proibidos por prazo indefinido. É deslealdade comparar os estádios e o negócio futebol com outras atividades econômicas e culturais, mas, a organização e promoção do esporte profissional certamente está longe de ser um dos mais precários em tempos de perdas de vidas em muitas áreas humanas.
QUEREM ACABAR COM FAKE NEWS?
Tão falsas quanto as Fake News, são as declarações, reportagens e projetos relacionados aos possíveis meios de controle das mensagens, informações e opiniões veiculadas nas mídias sociais.
Considerando que as intenções para a censura sejam minimamente honestas, por que então não incluir as emissoras de televisão, rádio e jornais no rol dos veículos a serem vigiados, indagados, processados e impugnados?
Notícias Fake News nesses veículos de comunicação abundam. Pra exemplificar, no domingo (31/5) e segunda feira (1/6), as manifestações de rua dos “antifa´s” em São Paulo e Curitiba, foram manchetes na Rede Globo, CNN e outros, como “movimentos pró-democracia”.
Os cretinos abandonaram o uso de mensagens subliminares para escancarar as intenções ideológicas e mercantilistas.
Reportagem: Redação Eldorado
Mais notícias de Jornalismo
Empreende SC amplia alcance com conteúdo online
Ingressos esgotados e transmissão confirmada. Público poderá acompanhar palestras de Rony Meisler e Eric Shibata on line em parceria com o Sebrae
Colibri – Mampituba 101 anos terá atração nacional
Paulo Miklos irá cantar os sucessos do Titãs e convida André Frateschi cantando Legião Urbana.
Escassez de mão de obra atinge mais de 57% das empresas brasileiras
Ações para minimizar impactos da falta de profissionais qualificados e disponíveis serão discutidas em Criciúma.
Governo Municipal de Içara está com inscrições abertas para concurso público
Os profissionais contratados terão uma carga horária de 20 a 40 horas semanais e receberão salários que variam de R$ 1.682,67 a R$ 9.060,52.
Definidas datas da Festa da Tainha e Julifest em Balneário Rincão
As duas festas são as principais atrações na temporada de inverno no município.