Há 15 anos, o Criciúma se tornava campeão da Série B do Brasileirão
Numa partida épica, Tigre goleava o Fortaleza em tarde inspirada de Paulo Baier
Com três gols do lateral-direito Paulo Baier, o Criciúma garantiu a espetacular vitória por 4 x 1 sobre o Fortaleza, em 7 de dezembro de 2002, no estádio Heriberto Hulse, e deu ao Tigre o título de campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.
A chuva atrapalhou as duas equipes, mas principalmente o Fortaleza, que não conseguiu impor seu toque de bola. Já o Criciúma adotou a jogada aérea, mas inicialmente não achou espaço na forte defesa adversária. Encolhidos, os cearenses sequer conseguiam explorar os contra-ataques, tamanha a dificuldade para a bola rolar em meio ao aguaceiro.
Ao final do primeiro tempo, o Criciúma se animou e intensificou a pressão, o que surtiu efeito aos 45 min. Luciano Almeida bateu falta de longe, com força, e Jéfferson não conseguiu segurar. A bola bateu no peito do goleiro e sobrou limpa para Paulo Baier, que empurrou para o fundo do gol e marcou o primeiro do jogo.
A etapa final começou exatamente com a anterior. Em busca do gol que poderia lhe garantiria o título, o Criciúma alugou o meio-campo adversário desde o primeiro minuto e começou o bombardeio. Aos 9 minutos, após boa troca de passes na entrada da área, Cléber Gaúcho ajeitou de cabeça para Dejair, que veio de trás e bateu colocado, no cantinho direito do goleiro adversário.
Minutos depois, Tico fez jogada e, novamente ele, Paulo Baier aproveitou para fazer o terceiro da equipe catarinense aos 14 minutos.
O gol do Fortaleza saiu aos 25 minutos, após cobrança de pênalti de Vinícius. O artilheiro da Série B cobrou no meio do gol e converteu para equipe nordestina.
A confirmação do título catarinense veio pelo alto. Após escanteio, a defesa do Fortaleza afastou de cabeça e o homem do jogo, Paulo Baier, apareceu para bater forte e encerrar o campeonato.
No final do jogo, uma confusão envolveu Vinícius, do Fortaleza e Juca, do Criciúma. Eles vinham se desentendendo durante um bom tempo, e acabaram trocando cusparadas. Não satisfeito, o atacante visitante deu um soco na boca do meia do Tigre. Ambos foram expulsos e a taça foi erguida logo após o apito final do arbitro Paulo Cesar de Oliveira.
Mais notícias de Criciúma EC
Criciúma e Novorizontino empatam pelo Brasileirão da Série B
O próximo confronto será contra o Remo na sexta-feira (25/04), às 19 horas, no estádio Heriberto Hülse.
Copa do Brasil: Tigre enfrentará o RB Bragantino na 3ª fase
O jogo de ida será disputado no Heriberto Hülse, nas semanas de 30 de abril e 21 de maio.
Tigre vence o Remo e avança na Copa do Brasil
A reapresentação do elenco ocorre na de sexta-feira (14/03) no Centro de Treinamento Antenor Angeloni. A agenda do Criciúma contará com jogos-treino preparatórios.
Criciúma E.C inicia preparação para a segunda fase da Copa do Brasil
O elenco volta a treinar na manhã de quarta-feira (05/03) no Centro de Treinamento Antenor Angeloni.
Criciúma vence Avaí e termina primeira fase do estadual na liderança
Na próxima fase o Tigre encara o Joinville no Majestoso